Esporte com propósito transformando vidas e empresas

Esporte com propósito transformando vidas e empresas

Assumindo a responsabilidade do esporte
17/4/2018

O esporte forma e transforma as pessoas, tendo como principal benefício o nosso bem-estar, nos proporcionando um estilo de vida saudável, além de estar associado também à cultura, à educação e outros aspectos positivos.  É inegável que o esporte movimenta o mundo!

O esporte também pode estar relacionado à economia, criando todo um arranjo produtivo com inúmeras ramificações. 

Como tudo na vida, e não seria diferente no esporte, precisamos ter as nossas referências. Para isso, é fundamental que os atletas que se propõe a isso, consigam se desenvolver de forma adequada para que se tornem referências para os demais, ou aqueles que já conseguiram tal notoriedade, que sejam apoiados e incentivados a construírem um legado para a sociedade.

Mesmo com a existência de uma única política pública sobre o esporte amador e algumas leis de incentivo, ainda assim não tem sido suficientes, pois não atendem com eficiência a demanda destes atletas e do esporte. Aspectos importantes geralmente não são contemplados nessas leis, sendo assim, a eficácia destes programas são gravemente reduzidas.

A transformação em prol do esporte de algumas cidades, promovidas por entidades públicas, são visíveis. O investimento no esporte, de uma forma geral, também é. Porém, na sua maioria das vezes estão esquecendo dos protagonistas e da “cereja do bolo”, que são os amadores e os atletas de referência.

Alguns programas de apoio ao atleta exigem que o seu pretendente possua uma empresa madrinha, como condição obrigatória para ter acesso a este tipo de incentivo. Contudo, a burocratização do processo pode levar meses para que haja a liberação do referido apoio, inviabilizando qualquer planejamento de desenvolvimento no esporte.

Mas o problema não é só esse.  O cenário tem sido um tanto desanimador, como por exemplo, campeões brasileiros pleiteando ou economizando seus equipamentos, alimentação, moradia, acompanhamento médico e transporte, por não terem condições de adquiri-los. Como treinar com equipamentos que foram feitos para outras pessoas? E como manter uma equipe técnica dedicada e especializada se os recursos, apoios e promessas feitas por entidades nacionais nunca saem do papel? 

Analisando todas estas questões, Pessoas físicas e jurídicas da cidade de Salvador estão se organizando e associando as suas respectivas habilidades, afim de garantirem que os projetos de esporte possam ser comtemplados na sua íntegra, impedindo assim a extinção dos atletas vitoriosos e aqueles que poderão se tornar referências.

Com um histórico de atletas olímpicos e campeões brasileiros, naturais da Bahia e da cidade de Salvador, aliado a existência de equipes técnicas de referência nas modalidades de triahtlon, natação, corrida e ciclismo, Salvador possui  hoje, elementos importantes para uma retomada da vanguarda e dar o exemplo a partir de uma nova ótica do esporte.

O conjunto de ações propostas e realizadas por este grupo de pessoas e entidades, originou o movimento que recebe o nome “Apoie o Esporte”.

O movimento “Apoie o Esporte“ tem como propósito criar as condições de apoio aos atletas, entidades esportivas e assessorias,  visando a transformação através do esporte, sem que se configure em mero assistencialismo, mas sim em um verdadeiro “ganha-ganha” para as empresas e atletas, através de eventos e ações de alto impacto e baixo custo. 


Treino das Meninas - Evento sobre o assédio sexual feminino das mulheres corredoras




Arrecadação de alimentos




Cobertura de tv


Alguns atletas e uma parte da população já estão sendo beneficiados por este  movimento. O movimento Apoie o Esporte, mesmo antes de ser divulgado, já havia realizado algumas ações que beneficiaram atletas, entidades, empresas e a sociedade.  No histórico de suas realizações, o movimento Apoie o Esporte conta com eventos de integração, capacitação, conscientização, treinamentos, ações de engajamento, criação de mídias para empresas apoiadoras, consultoria  de marketing esportivo para atletas e entidades, e tudo isso, gerando benefícios para os dois lados, no caso, os apoiados e também para quem estiver apoiando.


Bárbara Santos - Campeã Brasileira de Triathlon




Marcelo Collet - 5o. Colocado no Ranking Mundial de Paratriathlon


O movimento Apoie o Esporte se baseia em uma nova e criativa economia através do associativismo entre os seus participantes e as empresas parceiras.

Para conhecer melhor este projeto, acesse www.apoieoesporte.com.br e escolha uma forma de participar.


Outros destaques
Blog Image

OUT

23

Blog Image

SET

27

Blog Image

SET

02

Blog Image

AGO

01

Blog Image

JUL

31

Blog Image

JUN

30

Blog Image

MAI

28

Blog Image

MAR

25

Blog Image

FEV

25

Blog Image

JAN

27

Blog Image

JAN

14

Blog Image

DEZ

26

O sucesso é continuar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo

Winston Churchill

Junte-se a nós!

Atletas

45.000

Assessorias

4.800

Facebook

9.585

Instagram

18.547

O Esporte é a nossa essência. E isso exige uma mistura de habilidades entre atletas, assessorias, entidades e empresas do segmento. Gostaríamos que você fizesse parte deste grandioso projeto. Participe e divulgue esta iniciativa!