Por que o Mundial de Triathlon é tão importante?

Por que o Mundial de Triathlon é tão importante?

O Triathlon é um dos esportes olímpicos que mais cresce no mundo
14/9/2021

Por ter três modalidades, a natação, o ciclismo e a corrida, ser Triatleta exige uma grande disciplina e organização de seus praticantes. Estas qualidades, inerentes aos Triatletas, proporcionam uma melhor administração do tempo, execução de tarefas e melhor qualidade de vida.

Diferentemente dos demais esportes, no Triathlon não existe recorde olímpico. Isso se dá ao fato da modalidade ser praticada ao ar livre, nas ruas e portanto, sempre em condições diferentes, o que não dá para simular igualdade em seus percursos. 

Praticado por todas as idades, o Triathlon está dividido entre infantil, amador e alto rendimento. O Triathlon amador e o alto rendimento são privilegiados por terem uma “Olimpíada” a cada ano, conhecida pela etapa final do Mundial de Triathlon. Para se classificar, os atletas amadores competem durante a temporada e os melhores são classificados para o mundial de Triathlon do ano seguinte. O mundial de Triathlon é a verdadeira olímpíadas para a modalidade. Uma vez que reúne profissionais e amadores, onde todos competem em suas respectivas categorias, permitindo uma especial integração destes dois grupos, fomentando assim a motivação pelo esporte. Para os melhores amadores do mundo é o momento mais esperado do ano. Poder competir com atletas do mundo inteiro, como se fosse uma verdadeira olimpíada.

É através do mundial de Triathlon, que seus participantes vivem grandes experiências e vivências, de modo a servirem de inspiração para os atletas de suas respectivas cidades, estados e países. O mundial de Triathlon é a prova mais desejada dos triatletas amadores e a competição mais disputada entre os profissionais.

Em um ano atípico, os atletas classificados para o mundial de Triathlon, que acontecerá em Bermudas, entre os dias 15 a 17 de outubro, tiveram a sua classificação através do último ranking válido, que neste caso foi o de 2019. A Bahia é um estado estratégico para o Triathlon nacional e este ano, foi o segundo estado a classificar mais atletas para o mundial, pelo segundo ano consecutivo. Com o mundo ainda com restrições, o mundial de Trathlon acontecerá nas Ilhas Bermudas, que estão abertas, mas exigem alguns protocolos para a sua entrada.

No Brasil, três atletas, sendo dois de São Paulo e um da Bahia, se classificaram e irão representar o país no mundial de Triathlon, em Bermudas, que também é a cidade da Campeã Olímpica de Triathlon de Tokyo 2020, a Triatleta Flora Duffy.

“Esta oportunidade de estar entre os melhores do mundo, competindo no mesmo percurso e nas mesmas condições é algo sensacional e único. Além da competitividade, a competição é uma grande metáfora, onde você compete de forma individual, sem deixar de observar o coletivo. Além de reunir os grandes ídolos da modalidade, o mundial ainda conta com a festa das nações, que é o desfile de todos os países participantes, proporcionando uma experiência similar às olimpíadas. O esporte é a nossa arma para formar e transformar o mundo”. Conta Cleber Castro, Triatleta Baiano, um dos três Triatletas que irá representar o país em Bermudas e assim como.

Para poder ir, o caminho é repleto de desafios. Além da dedicação aos treinos e competições classificatórias, o triatleta amador acaba vivendo uma vida dupla ou duplicada. Pois tem que acordar de madrugada para treinar e ainda tem o dia inteiro para as demais atividades, seja o trabalho e/ou a família.

 É preciso saber conciliar as atividades do dia a dia com uma rotina de treinos, tornando um hábito positivo e motivando a todos que estão por perto. É preciso valorizar também estes atletas amadores, pois as pessoas se identificam com eles mais facilmente, o que torna a adesão à prática de esportes extremamente maior.

Atleta: Cleber Castro @cleberx
Patrocínio: Governo do Estado, SUDESB e SETRE
Apoio: Tri Sport Magazine, Eco Fit Store e Biciclettaria
Fotos: Xico Diniz



Outros destaques
Blog Image

JUN

21

Blog Image

MAI

19

Blog Image

JAN

20

Blog Image

OUT

23

Blog Image

SET

27

Blog Image

SET

02

Blog Image

AGO

01

Blog Image

JUL

31

Blog Image

JUN

30

Blog Image

MAI

28

Blog Image

ABR

17

Blog Image

MAR

25

Sempre que você vê uma atleta bem sucedido, você só vê as glórias que estão públicas, mas nunca os sacrifícios pessoais e privados para alcançá-los

Vaibhav Shah

Junte-se a nós!

Atletas

45.000

Assessorias

4.800

Facebook

9.585

Instagram

18.547

O Esporte é a nossa essência. E isso exige uma mistura de habilidades entre atletas, assessorias, entidades e empresas do segmento. Gostaríamos que você fizesse parte deste grandioso projeto. Participe e divulgue esta iniciativa!