Salvador estreia com sucesso Competição internacional Global Challenge Brasil

Salvador estreia com sucesso Competição internacional Global Challenge Brasil

Uma das maiores competições esportivas do mundo, a Global Challenge Family
23/10/2018

Pela primeira vez em Salvador, uma das maiores competições esportivas do mundo, a Global Challenge Family, foi realizada na cidade nos dias 20 e 21 de outubro, com atletas de diversos estados do Brasil e do exterior, que participaram das provas de Triathlon e corrida. Apesar do tempo chuvoso no último dia, com maré agitada e vento forte, o evento foi considerado um sucesso pelos atletas. Os seis primeiros colocados da prova principal, Half Distance, conquistaram vaga para o mundial na Eslováquia, Samorin, em 2019. 


Praça de Piatã


O ponto de partida e chegada das provas foi a praia de Piatã. A escolha foi estratégica para montar uma arena com espaço capaz de abrigar centenas de bicicletas, uma feira de exposição, tendas de apoio e arena de chegada dos atletas, além de propiciar segurança. Por conta do mar agitado no segundo dia de prova, a natação, que deveria ter sido realizada em Piatã, foi transferida para a praia de Placaford, que fica ao lado, promovendo a segurança dos competidores. 


Gabriel Klein - Atleta federado na Bahia


O triatleta Federado na Bahia, Gabriel Klein, conquistou o quarto lugar geral na categoria elite. Para ele, o vento forte foi uma dificuldade em comum entre os participantes, mas ele sentiu segurança para cumprir a prova. “Se o evento acontecer no ano que vem, com certeza, eu vou participar. Achei seguro e organizado. Aqui (Salvador) é bem propício para esse tipo de evento”, disse. 


Provas de corrida


Novidade
Para envolver toda a família, a Global Challenge Family trouxe outras provas para a cidade como a Challenge Sprint Distance - com 750m de natação, 10 km de ciclismo e 5km de corrida, que podem ser feitas por homens e mulheres acima de 18 anos; o Challenge Júnior - que tem três categorias com distâncias variáveis conforme a idade da criança e o Challenge ForAll - com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k.


Largada do triathlon em Placaford


Resultados positivos 
Para o prefeito de Salvador, ACM Neto, a realização da Global Challenge colocou a cidade no calendário nacional e internacional de esportes. “Queremos atrair mais eventos para a nossa cidade e, com isso, fomentar a economia e estimular outros atletas a aderirem às diversas modalidades esportivas. Nos últimos cinco anos, Salvador passou por uma completa requalificação e, agora, a primeira capital do país está preparada para sediar as mais diversas competições".


Público torcendo pelos triatletas


Após a competição, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, reconheceu a importância de realizar a Challenge Family na capital e elogiou o evento. "Salvador tem um objetivo de se tornar referência em eventos esportivos e vem se reinventando e inovando neste cenário. A Challenge foi um sucesso de organização, diversão e profissionalismo, estamos ansiosos para iniciar o diálogo, no sentido de realizar a edição de 2019", enfatizou Edington. Vale ressaltar que antes da realização do evento, o presidente da Saltur já se mostrava confiante com a credibilidade da Challenge Brasil e de sua importância para o calendário da cidade. 


Casal de triatletas fazendo prova juntos


Além do retorno positivo dos envolvidos, a Challenge Salvador superou as expectativas do diretor da Challenge Brasil, Fernando Café, que agradeceu o apoio das parcerias e das empresas que ajudaram. “A gente tá aberto a manter a prova em Salvador e no Nordeste. Se o dono da casa confirmou interesse em realizar novamente, no ano que vem, não temos como recusar, nós aceitamos. A ideia é prosperar!”, declarou o diretor.


Edi Monteiro, o campeão da prova principal


Para o presidente da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri), Walter Kraus, a vinda da Challenge para Salvador é a realização de um sonho. “É o engrandecimento do esporte para Salvador e para a Bahia. O esporte promove a disciplina, a educação e afasta o atleta da violência”, afirmou Kraus. 

Global Challenge Family
A rede global de provas de Triathlon, Challenge Family, realiza competições nos quatro continentes, somando 22 países e participação de mais de 75 mil atletas. No Brasil, a marca atua há três anos e, neste ano, já passou por Cerrado (Brasília), Itaipu (Foz do Iguaçu) e Salvador. Em dezembro, será a vez de Florianópolis (Jurerê Internacional) sediar o campeonato.

A Challenge tem mais de quarenta provas em todo o mundo. O evento conta com uma série de competições para todas as idades. A principal competição, a Half, tem percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k corrida. 

Em Salvador, o evento possui parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel) e da Federação Baiana de Triathlon (FebaTri).  

Vencedores da prova principal (Half Distance)
1º lugar: Edivânio Monteiro (SP)
2º lugar:  Bruno Matheus (SP)
3º lugar: Paulo Maciel (DF)
4º lugar: Gabriel Klein (BA)
5º lugar: Luís Francisco “Chicão” (MG) 
6º lugar: Flávio Quiroga (CE)

O Challenge Salvador teve o apoio das seguintes entidades públicas e privadas:
Prefeitura de Salvador, Saltur - Empresa de Turismo de Salvador, Semtel - Secretaria de Lazer e Esportes, Transalvador, Hiper Ideal Supermercados, Globus, Coca-Cola, Specialized, Mundo Tri, Esporte Mundo, FBB - Faculdade Batista Brasileira, Ohh Sports, Singular Pharma e Esporte Mundo.


Confira aqui a galeria de fotos



Outros destaques
Blog Image

SET

27

Blog Image

SET

02

Blog Image

AGO

01

Blog Image

JUL

31

Blog Image

JUN

30

Blog Image

MAI

28

Blog Image

ABR

17

Blog Image

MAR

25

Blog Image

FEV

25

Blog Image

JAN

27

Blog Image

JAN

14

Blog Image

DEZ

26

O sucesso é continuar de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo

Winston Churchill

Junte-se a nós!

Atletas

45.000

Assessorias

4.800

Facebook

9.585

Instagram

18.547

O Esporte é a nossa essência. E isso exige uma mistura de habilidades entre atletas, assessorias, entidades e empresas do segmento. Gostaríamos que você fizesse parte deste grandioso projeto. Participe e divulgue esta iniciativa!