Informações

  • Data
    04 abril de2019
  • Percurso
    Porto da Barra, Salvador > 2a. Praia de Morro de São Paulo

Realização

Saindo do Porto da Barra e chegando em Morro de São Paulo

O percurso deste desafio será feito em mar aberto e a sua distância em linha reta é de 65 kilômetros.

Estrutura
Ambulancha (Ambulância Lancha) com socorristas e equipe médica
Equipe Nutricional
Árbitros - Homologação do desafio
Equipe Mídia - Cobertura do evento
Equipe de apoio - Nadadores
O Desafio

O "Desafio Salvador - Morro de São Paulo a Nado" é uma travessia feita em mar aberto, na modalidade natação, entre as cidades de Salvador e Morro de São Paulo, cuja distância em linha reta somam 65 kilômetros. Esse desafio é considerado a maior distância realizada a nado em águas brasileiras.

O propósito A Bahia possui uma das maiores extensões de litoral brasileiro e Salvador, este desafio tem o propósito de chamar a atenção da sociedade e das entidades sobre a importância de investimento na prática de esportes como uma solução para o desenvolvimento da sociedade e promoção da saude pública, assim como sobre a necessária mudança cultural para a preservação das praias, oceanos e meio -ambiente.

No mundo existem diversas travessias a Nado com grandes distâncias, sendo a travessia do Canal da Mancha, uma das mais conhecidas, temidas e perigosas, em seus 35 kilômetros de extensão. O próprio Eduardo Filho, que conseguiu reproduzir em Salvador, a mesma distância do canal da mancha (35km), quando nadou entre os três faróis da Capital, saindo do Farol de Itapuã, passando pelo Farol da Barra e chegando no Farol de Humaitá.

A Bahia é internacionalmente reconhecida como um celeiro de grandiosos nadadores. Na lista de grandes atletas, a Bahia e o Brasil, acabam ganhando destaque devido a ações como esta, que o nadador Eduardo Filho tem se proposto. Estes desafios vão além de realizar um grande feito, que é o nado em longa distância, e possuem verdadeiros e importantes propósitos, ligados à questões de saúde pública, desenvolvimento socio-econômico e às questões do meio-ambiente. Com esse propósito, Eduardo Filho nada pela vida, pela sociedade e pelo meio-ambiente.

Como a Bahia possui uma das maiores extensões de litoral brasileiro e Salvador, que também é conhecida pela sua extensa faixa de praias e acabou de instalar a melhor piscina olímpica do Brasil, a prática de esportes, principalmente a natação, deve ser incentivada como forma de promoção da saúde pública e o reconhecimento destes atletas, aliada a geração de novos ídolos, é fundamental para que o estado e a cidade continuem em lugar de destaque no cenário de desportos aquáticos, assim como também de outros vetores, como o social, econômico e ambiental.

Este desafio tem o propósito de chamar a atenção da sociedade e das entidades para este contexto, para que invistam ao máximo no encorajamento e na estruturação da prática do esporte, como uma solução para o desenvolvimento da sociedade. Além deste propósito, o "Desafio Salvador Morro de São Paulo a Nado" também destaca em seus objetivos, a importância da proteção ao meio ambiente. O Porto da Barra, famosa praia e bastante frequentada por moradores e turistas, será o ponto de partida do Desafio. Eduardo Filho quer chamar a atenção sobre a importância do lazer consciente e mudança cultural em respeito as praias, uma vez que o Porto da Barra é constantemente palco de ações de limpeza, onde são retirados toneladas de lixo produzido por banhistas durante o ano. Durante o trajeto, a tripulação recolherá todo lixo encontrado, fazendo um mapeamento da origem e que resultará a entender qum são os principais poluidores do ocenano. O Desafio conta com o apoio da entidade Ocean Live Brasil, um projeto que visa limpar o mar através da mudança da cultura das pessoas.

O Atleta

Eduardo Filho é professor Graduado em Educação Física, Triatleta, Maratonista Aquático e Gestor de Assessoria Esportiva. Dudu como é conhecido, já realizou grandes feitos, como por exemplo a travessia a nado do Farol de Itapuã ao Farol de humaitá, percorrendo uma distância de 35 km, que é similar ao do Canal da Mancha.

Dudu também, já realizou diversas vezes a travessia Mar Grande Salvador e possui uma grande experiência no mar, onde também realiza importantes treinos.

Estrutura

A estrutura deste desafio contará com ambulancha (Barco Ambulância) e equipes multidisciplinares para darem suporte ao atleta durante todo o percurso.

Saindo do Porto da Barra e chegando em Morro de São Paulo

O percurso deste desafio será feito em mar aberto e a sua distância em linha reta é de 65 kilômetros.

Estrutura
Ambulancha (Ambulância Lancha) com socorristas e equipe médica
Equipe Nutricional
Árbitros - Homologação do desafio
Equipe Mídia - Cobertura do evento
Equipe de apoio - Nadadores








Qual será o tempo total do Desafio?
Dê aqui o seu palpite, informando as Horas (HH), Minutos(MM) e Segundos(SS):

Patrocínio
Apoio

Sempre que você vê uma atleta bem sucedido, você só vê as glórias que estão públicas, mas nunca os sacrifícios pessoais e privados para alcançá-los

Vaibhav Shah

Junte-se a nós!

Atletas

45.000

Assessorias

4.800

Facebook

9.585

Instagram

18.547

O Esporte é a nossa essência. E isso exige uma mistura de habilidades entre atletas, assessorias, entidades e empresas do segmento. Gostaríamos que você fizesse parte deste grandioso projeto. Participe e divulgue esta iniciativa!